A evolução da administração

O surgimento da administração foi devido a evolução e idéias durante o passar dos tempos, a muitos séculos atrás por volta de 5000 a.C. na Somaria,quando os antigos habitantes procuravam uma melhor maneira para resolver as coisas .O Egito também planejou e dimensionou um sistema econômico a ser operalizado pela administração, em seguida a China também usou o recurso administrativo em seu império.

Na evolução da administração duas instituições destacaram-se: a Igreja Católica e as Organizações Militares. A Igreja Católica através de séculos vem mostrando e provando a força de atração de seus objetivos, espalhando-se e exercendo influencia sobre o comportamento de seus fieis. As Organizações militares se destacam pela hierarquia de poder rígida e de adoção de princípios e praticas usadas atualmente nas empresas.

A Revolução Industrial com a invenção da maquina a vapor provocou como conseqüência que se surgisse a moderna administração. No inicio do século XX-FREDERICK W.TAYLOR apresentou a administração cientifica, que adotava a pratica da divisão do trabalho e a máxima produção com o menor custo.

Logo em seguida, HENRI FAYOL desenvolveu a Administração Clássica que estudava a empresa privilegiando as tarefas da organização.

A partir de 1940 ELTON GEORGE MAYO criou a Teoria das Relações Humanas com ênfase concentrado nas pessoas na tentativa de humanizar e democratizar a administração.

Em 1950 foi desenvolvida a Teoria Estruturalista, preocupando-se a integrar a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas incompatíveis entre si, tornou necessária uma posição mais ampla e compreensiva que integrasse os aspectos considerados por uma e omitidos pela outra, assim deu ao inicio a Teoria da Burocracia de MAX WEBER, que se baseia na racionalidade para obter a melhor eficiência.

Desenvolvida a partir de 1970 a Teoria de Sistemas passou a abordar um sistema aberto em integração com o meio em que a envolve e a interrelação entre eles.

A Teoria da Contingência se desenvolveu no final da década de 1970, para ela a empresa e sua administração são variáveis dependentes do que ocorre no ambiente externo, o chamado fator externo.

Claro que todas as teorias citadas acima foram e serão essenciais para a base da administração, mas com as empresas ficando cada vez mais complexas cabe a nos evoluir e atender as necessidades das mesmas.

Wilson F.Rossato Duarte

3° semestre administração – FUNEPE

Fonte:

http://www.administraçãoempresas.blogspot.com

www. recantodasletras.uol.com.br

http://www.portaldomarketig.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: