A Era da Tecnologia

As empresas cada dia mais vem apostando e investindo seu material de marketing e divulgações de seus produtos através de redes sociais utilizando dessa estratégia para atingir diretamente seu publico alvo.

Empresas como a Ambev,comercio de bebidas passou a criar filmes engraçados em sites de compartilhamento na intenção de atingir o publico de 18 a 35 anos,a resposta foi prontamente rápida,mais de 400.000 acessos só no primeiro dia.

As experiências vêm sendo satisfatórias por isso grandes empresas vem adotando esse método e criando departamentos focados apenas nesse publico alvo, buscando sempre aprimorar e investir em tecnologia para interagir com seus clientes.

Segundo uma pesquisa realizada na universidade Duke, dos Estados Unidos revela que atualmente 10% do orçamento em Marketing das empresas são direcionados as redes sociais. A tendência é daqui cinco anos esse numero aumentar.

Pedro Resende, fundador de uma agencia focada nas redes sociais afirma que as empresas que ficarem de fora desse ambiente podem estar prevalecendo estratégias arriscadas para seus ramos de atuações, até porque mais de 70% das 100 maiores marcas do mundo utilizam desse tipo de serviço.

Um exemplo bem bacana de um retorno financeiro utilizando a internet como meio de divulgação é o caso da Starbucks. Depois de centenas de lojas fechadas nos Estados Unidos, a empresa viu como ponto estratégico a criação de um Facebbok,para que os clientes pudessem opinar sobre a marca abertamente.O resultado não poderia deixar de ser satisfatório,não só aumentando as vendas como  também melhorando a imagem da empresa.

Essa tática de relacionamento aberto facilita com que os consumidores transmitam suas criticas, sugestões e melhorias e as empresas devolvem como faadback para seus consumidores à vontade e a disposição de resolver os problemas apresentados pelos mesmos.

Interessante que empresas que se propõe em investir nesse departamento de rede sociais celebram rapidamente o retorno esperado que é não só a satisfação do cliente como também a credibilidade.Exemplo do Grupo Pão de Açúcar que utiliza o papel de ouvidoria através das redes sociais,facilitando o cliente para que não fique horas no telefone com uma atendente reclamando de um produto ou algo que não lhe agradou,e de uma forma mais dinâmica.

A parte melhor dessa estratégia de investimento é que o custo para publicações nas redes sociais é muito mais acessível para pequenas e medias empresas que geralmente não utilizam tantos anúncios publicitários por serem caríssimos. Os vídeos, as propagandas podem ser simples, desde que seja criativa, a empresa já estará lucrando com isso. Há também a questão do tempo maior em que os consumidores passam na frente de um computador do que uma TV, já que o computador fornece varias ferramentas não somente de trabalho, informação como também de lazer.

Fonte: http://veja.abril.com.br/310310/desafio-grandes-empresas-p-108.shtml

Thaiz Pereira Silva

3° Semestre Administração – FUNEPE

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