A Administração Estratégica e sua visão na Atualidade

A ideia de administrar uma organização de maneira estratégica foi defendida inicialmente nos anos 50, onde a partir de então esse processo de integração entre empresa e seu ambiente vem dia após dia ganhando espaço.

A estratégia vem a ser a definição do caminho mais adequado pra alcançar o objetivo ou missão buscados pela empresa em um determinado período de tempo. Para tanto é necessário antes de qualquer coisa um diagnóstico empresarial onde se possa analisar e verificar a posição atual em que a empresa se encontra.

Assim ao iniciar-se a formulação de uma estratégica empresarial, o primeiro passo será o fator ambiente, onde se analisara o ambiente externo e interno seus riscos e oportunidades, assim será determinada a meta organizacional e a sua formulação estratégica mais adequada que leve a realização dos objetivos organizacionais. Finalizando essa etapa inicia-se o processo de implantação e monitoramento estratégico, processo que geralmente será concluído em longo prazo dependendo do objetivo estratégico, ou seguindo a visão atual não seje encerrado, mais evolua à medida que a organização alcance seus objetivos e maximize seus lucros.

             A evolução global, onde não existem mais distâncias nem barreiras faz com que a estratégia seje a ferramenta primordial para o crescimento organizacional. Bem estruturada suas bases focam na clara visão do negócio, levando o funcionário ao comprometimento na busca pelas metas, aumentando a comunicação interna entre as pessoas e minimizando os efeitos de mudanças adversas. Assim o funcionário ganha maior participação na empresa ajudando na resolução de problemas e a organização ganha uma vantagem sobre as demais concorrentes.

Outro fator estratégico que atualmente vem ganhando destaque são os caminhos buscados pelas empresas para atingir seus objetivos. A análise de mercado busca agora não só o foco no seu ramo empresarial, mas se movimenta em torno de assuntos que digam respeito ao mundo de forma geral, já que ao analisar os níveis de crescimento da economia e do setor em particular pesquisado geralmente estão relacionados assuntos de âmbito global, como os problemas ambientais ligados a responsabilidade social e ao desenvolvimento sustentável, ou na forma do marketing como patrocínios em eventos, esportivos ou causas sociais de nível mundial. Essa visão estratégica voltada para sociedade ganha maior destaque e são tendências cada vez mais utilizadas, pois além de estarem associadas a ações positivas acabam influenciando o consumidor de certa maneira na hora da escolha de qual produto ou serviço adquirir.

                Portanto a estratégia atualmente esta diretamente ligada ao deslocamento global, mostrando que a sua evolução e o seu sucesso estão ligados ao dinamismo e a flexibilidade das organizações em buscarem o crescimento e ao mesmo tempo serem vistas como empresas com forte apelo social.

Fontes Bibliográficas:

 

  • Revista Exame – edição 961 / Onde investir em 2010;
  • Livro: Planejamento Estratégico – Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira;
  • Livro: Administração Estratégica – Samuel C. Certo e J. Paul Peter

 

Renata Domingues Nogueira

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: